Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola.

Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola



domingo, 7 de março de 2010

OS VINHOS, A ANGOLA E EU


Para quem me conhece “um pouquinho” já sabe da minha louca e incurável paixão pelos vinhos. O mundo dos vinhos nos dá a oportunidade de conhecer pessoas, de nos comunicarmos mais, de descobrir que atrás de uma boa garrafa tem-se sempre uma boa conversa. Nos tornam curiosos por estudar as particularidades de cada uva, que nos remete ao mundo fascinante da geografia e da história. Degustar uma taça de vinho tem sido um dos meus poucos prazeres desde que cheguei em terras africanas, isso porque o ritmo de trabalho é bastante intenso. Porém, nas poucas horas de folga sempre procuro comprar jornais e revistas locais como fonte de informações e cultura. Surpreendi-me ao encontrar uma revista abordando o tema “vinhos” e fiquei surpreendida com alguns dados e estatísticas que mostram um mercado bastante crescente neste segmento. Entre 2008 e 2009 a Angola apresentou-se como alternativa aos pólos afetados pela crise econômica internacional, situando-se entre os principais destinos de vários produtores de referência, de países como África do Sul, Argentina, Chile, França, Itália e, principalmente, Portugal. O consumo de vinhos aumentou de tal forma que a Angola representa hoje mais de 21% das exportações de vinhos portugueses. O país africano é o primeiro no ranking dos importadores de vinhos tintos e brancos de várias regiões de Portugal. O consumidor angolano, a cada dia que passa, é mais exigente com a qualidade dos vinhos que consome. Esta exigência é fruto do seu maior conhecimento sobre o vinho, mas também da oferta cada vez mais diversificada e assente num critério qualitativo. O crescimento comercial leva os investidores a cogitarem a possibilidade de Angola vir a produzir vinho. Estudo estão a ser feitos para definir as regiões com as condições climáticas ideais para a produção. Mais uma prova de que a Angola é um país em franco desenvolvimento, em todas as áreas da economia. Quero poder ver o surgimento do primeiro vinho elaborado de uvas plantadas em solos angolanos. Seria participar de mais um marco do prazeroso universo da bebida dos deuses.
Ah...as fotos abaixo são da minha adega improvisada dentro do meu quarto...rsrsrsrssrsr...portugueses e sul-africanos são minhas escolhas preferidas por aqui.





7 comentários:

  1. já começou a se embriagar desde já né...kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. vinho+FABIANA=mais feliz que porco na lama.

    ResponderExcluir
  3. ahahaha, fiz mt isso tb. vai no Martal, na Maianga, q tem mt pechincha. saudades, fabi, paulinho

    ResponderExcluir
  4. Fabi, minha tolerância alccólica atual e tão baixa que até um bombom recheado com licor me embriagaria. Lembrei que quando eu fiz 17 anos (já passou muito tempo) eu estava em Saquarema e ganhei uma garrafa de um vinho chamado Lacrima sei la o que, guardo até hoje o sabor.

    ResponderExcluir
  5. Fabi, que coisa maravilhosa! Também amo vinhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos, represento uma adega do Alentejo ,procuro contactos para exportar meus vinhos para Angola ,deixo meu mail para contacto assim como meu skype .
    mail:pluralexport@gmail.com
    skype:pluralexport

    Cumprimentos

    Pedro

    ResponderExcluir