Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola.

Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola



domingo, 28 de março de 2010

DIA DE COMPRAS


Já bem perto das minhas primeiras folgas no Brasil, aproveitei as poucas brechas que tenho na louca rotina de trabalho, para iniciar algumas compras de lembrançinhas do continente africano para familiares e amigos.
No Belas Shopping existe um Stand da Maianga Produções que vende livretos, cd´s, dvd´s e camisetas que remetem a Angola. Todos os produtos de um bom gosto indiscutível. Não me contive e comprei uma porção de “coisos”. Abaixo um pouco do que adquiri. Quem ficar curioso pode acessar o site da Maianga: http://www.maianga.com.br/



Noutro dia, em um dia de domingo, fui me aventurar pelo Mercado do Benfica, onde rola a mais tradicional feira artesanal do país. O Bairro do Benfica fica no sul da cidade, onde hoje se desenvolve o que se chama de “a nova Luanda”, composta por mansões, condomínios de luxo, grandes obras…e ainda tem o fato de ter a vista do mar.

A feira fica em um lugar bastante simples (tipo feirão de rua mesmo, como a do Alecrim), e os trabalhos estão expostos nas barracas e no próprio chão (de terra batida). Uma particularidade é o pitoresco assédio de vendedores e atravessadores a cada centímetro percorrido na feira. Pechincar aqui é obrigatório (não existe nada tabelado) e nunca se deve aceitar o primeiro preço (algumas negociações chegam a baixar mais de 200%).

As peças artesanais são belíssimas, dentre elas as feitas da mais pura madeira africana. Se destaca bastante o que se chama de “O Pensador”, simbolo de Angola. Máscaras, tecidos, bijouterias, quadros de artes plásticas, e outras peças diversas, retratam com fidelidade a cultura tradicional étnica de vários povos das regiões angolanas.

Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário