Já bem perto das minhas primeiras folgas no Brasil, aproveitei as poucas brechas que tenho na louca rotina de trabalho, para iniciar algumas compras de lembrançinhas do continente africano para familiares e amigos.
No Belas Shopping existe um Stand da Maianga Produções que vende livretos, cd´s, dvd´s e camisetas que remetem a Angola. Todos os produtos de um bom gosto indiscutível. Não me contive e comprei uma porção de “coisos”. Abaixo um pouco do que adquiri. Quem ficar curioso pode acessar o site da Maianga: http://www.maianga.com.br/
Noutro dia, em um dia de domingo, fui me aventurar pelo Mercado do Benfica, onde rola a mais tradicional feira artesanal do país. O Bairro do Benfica fica no sul da cidade, onde hoje se desenvolve o que se chama de “a nova Luanda”, composta por mansões, condomínios de luxo, grandes obras…e ainda tem o fato de ter a vista do mar.
A feira fica em um lugar bastante simples (tipo feirão de rua mesmo, como a do Alecrim), e os trabalhos estão expostos nas barracas e no próprio chão (de terra batida). Uma particularidade é o pitoresco assédio de vendedores e atravessadores a cada centímetro percorrido na feira. Pechincar aqui é obrigatório (não existe nada tabelado) e nunca se deve aceitar o primeiro preço (algumas negociações chegam a baixar mais de 200%).
As peças artesanais são belíssimas, dentre elas as feitas da mais pura madeira africana. Se destaca bastante o que se chama de “O Pensador”, simbolo de Angola. Máscaras, tecidos, bijouterias, quadros de artes plásticas, e outras peças diversas, retratam com fidelidade a cultura tradicional étnica de vários povos das regiões angolanas.
Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário