Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola.

Bem vindos ao meu dia-a-dia em Luanda/Angola



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O CENTRO DE LUANDA


Nesta quarta-feira tive a oportunidade de conhecer o centro de Luanda, que em horário de rush, fica a uns 40min de onde estamos morando (agora ficou bem claro que os bairros da Nova Luanda são realmente uma Nova Luanda, e habitado quase que na totalidade por estrangeiros),um misto de trechos bastante pobres e outros com prédios bem modernos, e, claro, muitas obras em construção.



Durante o trajeto vi a praia pela primeira vez. Infelizmente eu estava trabalhando, então não pude ainda desfrutar das belezas naturais, mas já deu para me sentir mais em casa. Eu tinha comentado em um post anterior que em Luanda não existia sinais, mas tem sim, no centro, embora que a confusão no trânsito seja a mesma de outras regiões. Ninguém respeita muito nenhuma lei, quem dita as ordens são as candongas, isso quem me falou foi o angolano Antônio, um dos nossos motoristas aqui, uma figuraça de 27 anos e já com 3 filhos, cada um de uma mulher diferente. Isso por aqui é bem normal. Lembro que antes de chegar a Angola, bati um breve papo por telefone com o Xico Paulo, que passou 6 meses aqui em Luanda. Ele me falou o quanto os angolanos são apaixonantes, e eu estou começando a ver isto. Eles são divertidíssimos, amáveis, carentes e com uma vontade enorme de aprender e desbravar o mundo.



Na volta para casa, depois de um dia agitado de trabalho, pude apreciar um pouco do meu primeiro pôr do sol, mesmo que rapidamente e estando dentro do carro presa nos engarrafamentos – o que não me gerou bons ângulos para se registrar boas fotos. Mas já deu para sentir um pouquinho da beleza que é. Dizem que na África é onde tem o mais bonito pôr do sol do mundo (e aqui em Luanda ele se põe no mar, como já tive o prazer de ver em Punta del Leste no Uruguai) e eu já percebi que é a pura verdade. O céu não fica atrás...registrarei melhor quando eu estiver de folga, de preferência em uma praia.


3 comentários:

  1. Pronto... agora estou no ar acompanhando seu passos! Estava em Itamaracá e apenas lia seus e-mails do meu i-phone. Fico feliz pelo bom começo...o mais importante será manteer o entusiasmo e quando as coisas parecerem dificeis lembrar de uma frase do poeta jamaicano Labauê Bojê... "poderia ser pior" rsrsrsrsrsrs. Beijos e se cuida! P.S.: Vanessa manda um beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  2. profunda a frase jamaicana...rsrsrsrsrsrsrrs.
    bjs em van van.

    ResponderExcluir
  3. vamos lá! Entusiasmo! E um dia de cada vez!
    Sucesso e beijão!

    ResponderExcluir